São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres procuram curso de mecânica

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cursos de mecânica básica (não profissionalizantes) são atualmente muito procurados por mulheres, ávidas por não serem mais ludibriadas em oficinas na hora de consertar o carro.
Com o sugestivo nome de "Mulher com a Mão na Graxa", a escola Hans Havache oferece um curso destinado ao público feminino.
Nas aulas (realizadas em três sábados, das 9h às 18h) aprende-se o funcionamento do motor, a promover pequenas regulagens, trocar pastilhas de freio e até a limpar um carburador.
"Nossas aulas fornecem uma noção geral do carro. Mas é o mecânico quem deve continuar a fazer os reparos", afirma o professor Hans Havache, 49.
A escola Marazzi também oferece um curso, misto, com duração de 15 aulas -cada uma com uma hora e meia de duração. "O ensino é mais voltado à teoria", afirma Gabriel Marazzi, 37.
Quem fez o curso de mecânica básica aprovou. "Hoje entendo como funciona um motor e tenho certeza que não serei enganada quando for consertar meu carro. Até trocar o pneu eu aprendi", afirma a funcionária pública Diva Helena Marchesan, 42.
Pilotagem e fuga
Para os que sonham em pilotar um carro de corrida, há cursos de pilotagem, com aulas no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Com o curso, o aluno pode requerer a carteira da Confederação Brasileira de Automobilismo, que dá direito a participar de corridas.
Próprios para motoristas de grandes empresas ou de empresários, há também cursos anti-sequestro, que ensinam a fugir em alta velocidade, realizar manobras de emergência e a transformar o carro em arma de defesa.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Carrinho pode ser brincadeira de marmanjo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.