São Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA prendem três por espionagem

Rússia foi cliente dos americanos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Três cidadãos norte-americanos foram presos ontem e acusados de terem praticado espionagem para a Alemanha Oriental e União Soviética de 1972 até o fim do regime comunista na Europa Oriental.
Só uma dessas pessoas, Theresa Marie Squillacote, trabalhava para o governo dos EUA, como assessora, no Departamento da Defesa.
Seu marido, Kurt Alan Stand, é funcionário de um sindicato. James Clark, amigo do casal, é detetive particular. Os três se conheceram como estudantes da Universidade de Wisconsin, Meio-Oeste.
Segundo a acusação, eles eram filiados ao Partido Comunista. Depois da reunificação da Alemanha e do fim da União Soviética, diz a acusação, os três trabalharam para a Rússia e ofereceram serviços de espionagem a um comunista no governo da África do Sul.
Não se revelou que tipo de segredos foram passados pelo trio para a Alemanha Oriental. Mas na entrevista coletiva em que a prisão foi anunciada, um policial disse que os documentos eram "muito secretos". Os três podem pegar pena de prisão perpétua.
(CELS)

Texto Anterior: Governo libera vídeo da campanha de 96
Próximo Texto: Clinton rejeita encarecer energia para controlar o efeito estufa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.