São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produto químico pode salvar árvore

Fogo ainda queima jequitibá

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O jequitibá com mais de mil anos de idade, 54 metros de altura e 12,5 metros de circunferência continuava ontem sendo destruído pelo fogo na zona rural de Carangola, na região sudeste de Minas.
A esperança dos técnicos e do Corpo de Bombeiros de salvar o jequitibá milenar, que está queimando há uma semana, está na aplicação, a partir de hoje, de um produto químico biodegradável (não prejudica a planta) que pode evitar que o fogo se propague ou recomece em pontos já debelados.
A forte chuva que atinge a região desde a madrugada de ontem tem ajudado a resfriar a árvore, principalmente a copa e a raiz, mas não é suficiente para debelar as brasas que consomem o interior do tronco do jequitibá, segundo o biólogo Bráz Cosenza, da Prefeitura de Carangola (a 404 km de BH).
Por outro lado, a chuva prejudicou o combate ao fogo, possivelmente criminoso -já que não há outra planta atingida-, pois o caminhão-pipa da prefeitura não conseguiu ontem trafegar pela estrada que chega ao local.

Texto Anterior: Micro vai impedir matrícula em dobro
Próximo Texto: Evento discute nova realidade econômica da assistência médica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.