São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evasão de alunos é maior que de alunas

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Isso significa que a evasão de alunos é maior que a de alunas. Nas universidades federais, elas também são maioria (51,4%, segundo pesquisa da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior).
Mais mulheres
"Podemos considerar isso natural, uma vez que há mais mulheres que homens na população brasileira (50,7%, segundo o IBGE), mas antes elas não tinham acesso à educação", diz Rosiska Dárcy de Oliveira, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Um indicador disponível para comparar a situação com outros países da América Latina é a taxa de analfabetismo. Na Bolívia, segundo o anuário da Unesco de 96, 24% das mulheres com mais de 15 anos são analfabetas. O número cai para 9,5% entre os homens.
No Peru, 17% dos analfabetos são mulheres e 5,5%, homens. No México também há grande diferença (12,6% para as mulheres e 8,2% para os homens). Na Argentina há empate (3,8%) e em Cuba, uma pequena diferença (4,7% dos analfabetos são mulheres e 3,8%, homens -leia quadro nesta página).
"Em países do Terceiro Mundo, as mulheres não vão para a escola porque se considera que os homens têm um papel mais importante. Em termos de indicadores educacionais, o Brasil se aproxima mais dos países em desenvolvimento do que dos de Terceiro Mundo", diz Maria Helena de Castro, presidente do Inep.
No Brasil, segundo dados do IBGE sobre analfabetismo em maiores de 15 anos, há uma pequena prevalência de analfabetas (15,7% dos analfabetos são mulheres e 15,5%, homens).
Essa diferença se verifica sobretudo a partir dos 40 anos de idade. Da faixa etária que vai dos 15 aos 39 anos, a porcentagem de homens analfabetos é maior.
(BB)

Texto Anterior: Mulher é maioria em escola e universidade
Próximo Texto: Nasa e Inpe selam acordo para estudar Amazônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.