São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa revela criação de cargos

Real amplia mercado para executivos

DA REPORTAGEM LOCAL

A criação de novos cargos nas empresas é o principal motivo de contratação de executivos desde o Plano Real, segundo pesquisa realizada pelo Grupo Catho, consultoria de recursos humanos.
A pesquisa sobre admissões, de junho deste ano, recém-tabulada, entrevistou 1.330 executivos contratados nos últimos quatro anos.
A criação de novos cargos foi responsável por 43,3% das contratações. O item "substituição de profissional que foi demitido" corresponde a 30,7% das contratações.
O resultado inverte tendência apontada pela mesma pesquisa realizada anteriormente, entre 1990 e 1994, no período pré-Real.
Na época, o principal motivo de contratações -36%- era a substituição de profissionais demitidos. A criação de novos cargos correspondia a 25,6%.
A entrada de empresas estrangeiras e a expansão de grupos já existentes são os principais geradores de oportunidades para executivos.
Segundo Thomas Case, 60, fundador do Grupo Catho, o setor automotivo e o de telecomunicações estão muito aquecidos e com demanda por profissionais.
No período pós-Real, cerca de um quinto (19%) das admissões foi para preencher vaga de profissionais que deixaram a empresa. Na pesquisa anterior, o mesmo item correspondia a 26,5%.
Segundo Guilherme Velloso, 52, diretor da PMC Amrop International, os investimentos estrangeiros estão criando novas frentes de trabalho fora dos grandes centros.
"As novas oportunidades estão aumentando e não faltam profissionais interessados nelas."
O motivo menos frequente de contratação, segundo a pesquisa, é a substituição do executivo que foi promovido. Esse item está estacionado em apenas 4,5%, tanto no pré quanto no pós-Real.
"Devido ao 'downsizing' e à terceirização, as empresas diminuíram seus níveis hierárquicos e, consequentemente, o número de promoções", afirma Case.

Texto Anterior: McDonald's prevê contratar 9.500
Próximo Texto: Executivos aderem à onda migratória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.