São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nahas recorreria na prisão, diz advogado

Caso perca a liminar, ele irá para cadeia

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL

O advogado do investidor Naji Nahas, Voltaire Gaspar, disse ontem que caso ele seja derrotado no julgamento do mérito do habeas corpus que impetrou para apelar em liberdade da sua condenação, Nahas irá para a cadeia e vai recorrer preso da decisão. O investidor foi condenado a 24 anos e oito meses de prisão.
Segundo Gaspar, o investidor deve chegar ao Brasil no final de semana. Sua apresentação ao juiz da 25ª Vara Federal do Rio foi marcada para a próxima segunda-feira, entre 12h e 13h.
Nahas obteve na semana passada uma liminar ao habeas corpus suspendendo a prisão preventiva decretada pelo juiz Guilherme Calmon Nogueira da Gama, da 25ª Vara Federal do Rio, o mesmo que o condenou. O julgamento do mérito do pedido só deverá ocorrer em novembro.
Na liminar concedida a Nahas, o desembargador Ney Valladares, do TRF (Tribunal Regional Federal) do Rio, estipulou um prazo de cinco dias, a partir da publicação de sua decisão, para que Nahas se apresente ao juiz, sob pena de perda de efeito da liminar.
Nahas está, oficialmente, em Paris, para onde viajou uma semana antes de ser condenado e ter a prisão decretada.
Ontem, circularam boatos de que Nahas já estaria no Brasil, aguardando a publicação da liminar no "Diário da Justiça" para se apresentar ao juiz.
Gaspar disse que Nahas permanece em Paris e que conversou com ele por telefone no domingo.
Gaspar disse que Nahas está bem, cuidando de negócios, mas que ficou chateado com um quadro sobre sua condenação que saiu no "Plantão Casseta e Planeta", no "Fantástico" (TV Globo). No quadro, personagens simulando presidiários fazem os preparativos para receber Nahas. Gaspar disse que soube da reação de Nahas por familiares do investidor.
O advogado foi ontem à 25ª Vara Federal do Rio para tentar acertar com o juiz uma data para a apresentação de Nahas. Segundo ele, nada acabou sendo acertado, até porque o juiz Nogueira da Gama estava viajando.
Gaspar foi informado que a Polícia Federal já está comunicada oficialmente sobre a liminar favorável a Nahas, não havendo risco de ele ser preso ao desembarcar.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: AT&T anuncia presidente e lucros
Próximo Texto: O papel dos órgãos de classe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.