São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saramago e Oliveira falam sobre adaptações; Portugal impressiona profissionais brasileiros; Relume traz livros de Sepúlveda e Virilio; Imago compra James Salter e Ida Fink

Saramago e Oliveira falam sobre adaptações
O escritor José Saramago e o cineasta Manoel de Oliveira participaram de debate no Pavilhão Português sobre adaptação de obras literárias para cinema e ópera. Estava na mesa também Agustina Bessa-Luís, parceira de Oliveira em roteiros. O cineasta disse que não gosta de levar romances já "cinematográficos" às telas. "Prefiro os ostensivamente literários, como os de Agustina."

Portugal impressiona profissionais brasileiros
Editores, livreiros e jornalistas brasileiros ficaram impressionados com a força e a qualidade da literatura portuguesa e com a pouca atenção dada a ela no Brasil. Poucas literaturas contemporâneas possuem tantos bons autores, de romancistas como Agustina Bessa-Luís e Almeida Faria a ensaístas como Eduardo Lourenço e poetas como Pedro Tamen, além de estrelas como Saramago, Lobo Antunes e Cardoso Pires.

Relume traz livros de Sepúlveda e Virilio
Um dos livros latino-americanos mais badalados da feira, o romance "Mundo do Fim do Mundo", do chileno Luís Sepúlveda, será lançado em novembro no Brasil pela Relume-Dumará. Em Frankfurt, a editora carioca comprou também "Making Sex", uma história do corpo escrita pelo norte-americano Thomas Laker, e "Cybermundo e a Política do Pior", entrevista do pensador francês Paul Virilio.

Imago compra James Salter e Ida Fink
A Imago traz na mala o livro de contos "Traces", da polonesa Ida Fink, uma espécie de Primo Levi de saias, e "Burning the Days", novo romance de James Salter sobre um piloto americano na Guerra da Coréia, além de um grande dicionário de psicanálise da editora francesa Calmann-Lévy.

Texto Anterior: Arundhati Roy vira a estrela de Frankfurt
Próximo Texto: Britânico Simon Singh explica seu best-seller matemático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.