São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burkina Fasso dá asilo a ex-líder do Congo

Pascal Lissouba vai à capital do Togo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pascal Lissouba, presidente deposto da República Popular do Congo, conseguiu asilo político em Burkina Fasso, anunciaram ontem autoridades desse país do noroeste da África.
Lissouba passou ontem por Uagadugu, capital de Burkina Fasso, antes de se dirigir ao Togo, onde se encontrou com o presidente desse país, Gnassingbe Eyadema, um veterano líder político, reconhecido como mediador de conflitos regionais.
Após mais de quatro meses de conflitos, as forças de Lissouba foram derrotadas pelos homens do ex-presidente marxista Denis Sassou Nguesso. Na semana passada, Sassou Nguesso adquiriu o controle de Brazzaville (capital congolesa) e do centro econômico do país, Pointe-Noire.
Ontem, membros do grupo vitorioso continuavam a realizar saques. Em Pointe-Noire, segundo relatos, soldados angolanos participavam das pilhagens. Apesar das negativas oficiais, são fortes os indícios de que o regime esquerdista de Angola apoiou as forças de Nguesso.

Texto Anterior: General é investigado por propor golpe
Próximo Texto: EUA aumentam emissão de poluentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.