São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo anuncia pouco nos EUA

DE WASHINGTON

Publicidade governamental como se faz no Brasil quase não existe nos EUA. O pouco que se faz são algumas campanhas de utilidade pública em situações específicas.
Alguns departamentos do governo podem fazer campanhas maiores, mas sempre de caráter informativo e com objetivos bastante definidos, como as do Exército para obter novos recrutas (o serviço às Forças Armadas é voluntário).
É opinião estabelecida entre especialistas em comunicação política nos EUA que publicidade laudatória tenderia a ser mal encarada pelo público e seria um "tiro pela culatra" para o governo.
Os contratos publicitários do governo são descentralizados. Quando envolver verbas superiores a U$ 25 mil, devem ser decididos por meio de concorrência pública.
As campanhas de utilidade pública em geral são veiculadas de graça pelos veículos de comunicação de massa e não fazem qualquer referência a autoridades públicas.
Publicitários ouvidos pela Folha dizem não saber quanto o governo dos EUA gasta em publicidade, mas acham ser menos que o Brasil.

Texto Anterior: PF investiga agência com maior verba
Próximo Texto: Indefinição de Lula anima Tarso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.