São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina de sarampo também vai ser aplicada no próximo sábado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No próximo sábado, quando será realizada a segunda etapa da campanha de vacinação contra a pólio, também será feita vacinação indiscriminada contra o sarampo na maioria dos Estados.
"O objetivo é evitar que o surto de São Paulo, que é de grande proporção, consiga se espalhar pelo resto do país", afirmou Jarbas Barbosa, diretor do Centro Nacional de Epidemiologia.
Deverão ser vacinadas todas as crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, mesmo as que já receberam sua dose.
As exceções são os Estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, que já promoveram a vacinação indiscriminada no dia 16 de agosto.
Outros três Estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e o Distrito Federal optaram por fazer apenas a vacinação seletiva contra sarampo no próximo sábado.
Isso significa que só as crianças que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia é que tomarão a dose.
Contágio
O vírus do sarampo é altamente contagioso. A estimativa do Ministério da Saúde é que a vacina imuniza de 90% a 95% daqueles que a tomam.
O número de pessoas que não foram imunizadas somado ao daquelas que não tomaram a vacina forma a população de suscetíveis à doença.
"Estudos matemáticos mostram que, com esse grupo de suscetíveis, pode haver surto de sarampo a cada cinco anos, como o que ocorreu agora", disse Barbosa.
"Por isso, vamos fazer uma campanha de vacinação indiscriminada contra sarampo agora e outra no ano 2001, para acabar com os suscetíveis", afirmou o diretor do centro de epidemiologia.

Texto Anterior: Vigilância Sanitária vai controlar o sangue
Próximo Texto: Imigrantes deve ficar bloqueada até sexta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.