São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economias da região devem crescer menos em 97

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Banco de Desenvolvimento Asiático refez seus cálculos sobre o crescimento econômico dos países do Sudeste Asiático.
Previsão publicada no início do ano mostrava que o Produto Interno Bruto (PIB) da região deveria crescer 7,3% em 1997. Dados divulgados ontem indicam taxa do PIB de 4,9% a 5,7%.
Para o banco, os reflexos da crise asiática podem durar até o final do século devido aos ajustes financeiros que ainda deverão ser feitos pelos países da região. A redução do ritmo de crescimento é consequência do grave panorama econômico e político da região.
Ontem, as moedas asiáticas caíram em consequência da crise política da Tailândia -há incertezas quanto ao futuro do primeiro ministro Chavalit Yongchaiyudh e de seu gabinete.
A crise asiática atingiu até Hong Hong. O índice Hang Seng, da Bolsa de Valores local, caiu ontem pelo segundo dia consecutivo. O índice perdeu 567 pontos e fechou a 12.403 pontos.
O Hang Seng já perdeu cerca de 10% de seu valor desde segunda-feira passada e ontem o índice alcançou o valor mais baixo dos últimos seis meses.
Os analista de Hong Kong atribuem a queda a decisão do governo de Taiwan de desvalorizar sua moeda. "Taiwan é um grande problema psicológico para Hong Kong", afirmou um analista local.
O dólar de Taiwan alcançou o seu valor mais baixo da última década na sexta-feira da semana passada, quando o governo do país decidiu deixar a moeda do país flutuar segundo o mercado.
Para os analistas financeiros, a queda na Bolsa de Hong Hong pode continuar nos próximos dias.

Texto Anterior: Loja atrasa pagamento de aluguel
Próximo Texto: Cresce inadimplência na compra de carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.