São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE também vai investigar atuação da Microsoft

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

A União Européia abriu investigações nesta semana sobre a atuação da empresa de informática norte-americana Microsoft Corp. no mercado europeu.
A Microsoft está sendo acusada de prática de monopólio na comercialização de softwares e na utilização da Internet (rede internacional de comunicação).
A informação foi divulgada ontem por porta-vozes da UE, um dia após a secretária da Justiça dos EUA, Janet Reno, ter pedido à Justiça norte-americana que punisse a empresa por ferir regras de comercialização nos Estados Unidos.
Pressão
Já no caso da UE, as investigações podem durar mais de seis meses. A principal acusação de outras empresas européias do setor é que a Microsoft tem feito pressão de mercado com preços baixos para a venda do Window's 95, software mais utilizado em todo o mundo.
Ainda segundo a UE, cerca de 12 investigações paralelas estão sendo conduzidas pela Justiça européia para identificar e punir possíveis práticas ilegais de comércio da empresa na região.
Segundo a diretoria da empresa, apenas "a qualidade do produto determinou a preferência global dos consumidores".
A Microsoft é a maior empresa de informática do mundo, com faturamento anual superior a US$ 11 bilhões.

Texto Anterior: Cresce inadimplência na compra de carros
Próximo Texto: Banco de reconstrução europeu poderá ter o Brasil como sócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.