São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista diz que tela "Girassóis" é falsificada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um dos três quadros do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) intitulado "Girassóis" foi considerado falso pela especialista Geraldine Norman. O fato foi mencionado ontem pelos jornais britânicos "Sunday Times" e "The Observer".
O quadro foi vendido em 87 para uma companhia de seguros japonesa por USŸ 41,2 milhões.
Segundo a imprensa britânica, trata-se da única versão assinada da obra.
A primeira tela intitulada "Girassóis" foi pintada em 1888. Em 1889, Van Gogh fez uma cópia para o pintor Paul Gauguin.
Em uma carta a seu irmão Theo, o pintor holandês escreveu que as duas obras eram completamente idênticas. No documento, Van Gogh não menciona a existência de uma terceira versão da obra.
A terceira tela apareceu pela primeira vez, segundo a especialista Geraldine Norman, em uma exposição do pintor francês Claude Emile Schuffenecker, que aconteceu em 1901, em Paris.
Norman afirma que, meses antes, Schuffenecker trabalhara na restauração de quadros de Vincent Van Gogh. Segundo a especialista, é ele o autor da tela que pertence à empresa japonesa.
Em agosto, o jornal de arte britânico "The Art Newspaper" publicou artigo colocando em dúvida a autoria de 45 pinturas e desenhos atribuídos a Van Gogh.
O jornal baseou a matéria no trabalho de Jan Hulsker, especialista no pintor holandês. A maior suspeita de Hulsker são os 67 quadros a óleo pintados em Auvers-sur-Oise, na França, nos últimos 70 dias de vida do pintor, no ano de 1890.
Hulsker acredita que Paul Gachet, médico de Van Gogh que foi retratado pelo pintor, seja o autor de parte dos quadros. A produção atribuída a Van Gogh é de 900 pinturas e 1.200 desenhos.

Texto Anterior: Mudanças na Net geram queixa no Procon
Próximo Texto: Chuva faz intervenção no Arte/Cidade 3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.