São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF quer urgência em reforma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Celso de Mello, disse ontem ao presidente da Argentina, Carlos Menem, que o Brasil precisa de uma reforma urgente na Constituição para adaptar-se ao Mercosul.
Os dois conversaram durante 20 minutos, ontem à tarde, na sede do STF. Após o encontro, Mello disse que espera um consenso por parte do presidente Fernando Henrique Cardoso e do Congresso Nacional para a urgência dessa reforma.
Ao contrário da própria Argentina e do Paraguai, o Brasil não alterou a Constituição para permitir que os tratados internacionais tenham valor jurídico superior ao das leis ordinárias nacionais.
Nesses países, os tratados internacionais têm aplicação imediata e o mesmo peso que dispositivos constitucionais. No Brasil, dependem de aprovação do Congresso e têm força de lei.

Texto Anterior: Os acordos e tratados assinados por FHC e Menem
Próximo Texto: Na conversa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.