São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC inaugura centro para buscar câncer na tireóide

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas de São Paulo inaugurou ontem um ambulatório para detecção imediata de câncer de tireóide.
O serviço promete fazer o diagnóstico em um período entre 24 e 48 horas. Para isso, uma equipe integrada de médicos realiza todos os exames em um local com a infra-estrutura necessária.
O ambulatório foi inaugurado ontem, após 14 meses de experiência. Durante esse período, foram realizados 650 exames, dos quais 48 tiveram diagnóstico positivo de câncer na tireóide.
Segundo o chefe do ambulatório, Geraldo Medeiros, a realização imediata dos exames é essencial para conter a doença. "Com um diagnóstico precoce é possível retirar o tumor cedo e, com isso, aumentar as chances de recuperação", disse.
O ambulatório tem capacidade para atender até cem pessoas por dia. No período experimental, houve uma média de atendimento de 30 pessoas/dia.
Segundo Medeiros, 30% da população tem alguma disfunção na tireóide. A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônio e é responsável pelo funcionamento metabólico do organismo. O ambulatório de detecção de câncer funciona todos os dias. Informações podem ser obtidas pelo telefone (011) 282-8522.
(LM)

Texto Anterior: Polícia ouve testemunhas
Próximo Texto: Planet Hemp passa outra noite na prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.