São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
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Parmalat abre o capital e investe no país

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Parmalat, o segundo maior grupo no setor de laticínios do país, está se transformando em uma sociedade anônima no Brasil -o que significa que poderá vir a vender ações ao público como uma forma de levantar recursos.
Por enquanto, a empresa não vai oferecer ações ao público por causa, evidentemente, da crise que atinge as Bolsas de Valores de todo o mundo, explicou ontem o presidente mundial da Parmalat, Calisto Tanzi, que está passando dois dias em São Paulo para sacramentar uma série de decisões.
Segundo ele, a abertura do capital da empresa significa que, a médio prazo, vão ser oferecidas ações ao público porque essa seria uma forma de financiar mais rapidamente seu crescimento no mercado brasileiro.
Para viabilizar a mudança, 11 empresas do grupo no país passam a ser controladas pela Lacesa S/A Indústria de Alimentos, que já era uma empresa de capital aberto e que passa a se chamar Parmalat Brasil S/A Indústria de Alimentos, cujo capital está sendo aumentando em R$ 400 milhões.
Essa decisão foi tomada no início do ano e não foi adiada apesar da crise das Bolsas porque "o que é fundamental na economia está bem. Essa crise é momentânea", disse Tanzi.
"Teremos dois meses de turbulência, mas a base da economia brasileira é sólida. Não acredito que empresas vão brecar ou suspender seus investimentos por causa da crise nas Bolsas", complementou Gianni Grisendi, presidente do grupo Parmalat no Brasil.
Na Itália, a Parmalat é uma empresa de capital aberto, com ações nas Bolsas. Suas cotações não apresentaram grandes oscilações nos últimos dias -ontem, por exemplo, fecharam praticamente estáveis.
Neste ano, o grupo deve faturar perto de R$ 1,15 bilhão no país, cerca de 8,5% acima do valor registrado no ano passado. Mundialmente, o faturamento de 1997 é estimado em US$ 5 bilhões, sendo que o Brasil é o terceiro mercado para a empresa, depois da Itália e do Canadá.
A volta dos "Mamíferos"
A Parmalat está, além disso, aumentando seus investimentos no país, de cerca de R$ 62 milhões neste ano para R$ 100 milhões em 1988, recursos que serão aplicados em marketing e também em aumento da capacidade de produção.
Os consumidores poderão trocar 20 embalagens de produtos Parmalat mais R$ 8,00 por bichinhos de pelúcia que retratam 12 dos "Mamíferos" que já apareceram em anúncios.
"Fizemos uma pesquisa com 300 consumidores e 91% deles aprovaram a idéia da promoção", informou Vânia Alcantara Machado, diretora de marketing.
A promoção começa na próxima segunda-feira. Também já está marcada a data da estréia do primeiro filme para televisão em que o jogador Ronaldinho aparece como garoto-propaganda da Parmalat: dia 22. Nesse primeiro anúncio, ele recebe as boas-vindas de um grupo de "Mamíferos".

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