São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas antecipam férias na Zona Franca

DA AGÊNCIA FOLHA

Dez indústrias da Zona Franca de Manaus vão antecipar as férias coletivas de seus empregados.
A decisão, comunicada ao Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, atingirá 80% dos 35 mil trabalhadores do Distrito Industrial.
"Essa é uma situação atípica, pois as empresas costumavam dar férias coletivas a partir do dia 20 de dezembro", disse Washington Luis Guimarães Pereira, 36, presidente do sindicato trabalhista.
As empresas que estão antecipando as férias coletivas são Philips Eletrônica, Philips Indústria, Monark, Thomson Componentes, Panasonic, Itautec Philco, SB Indústria, Sharp, Sony e CCE.
As férias coletivas na Thomson Componentes, por exemplo, começam a partir da próxima segunda-feira. A maioria das indústrias está dando férias coletivas a partir do início de dezembro.
"Temos informações de que algumas empresas serão obrigadas a renovar as férias coletivas", disse Pereira.
O presidente do Cieam (Centro das Indústrias do Estado do Amazonas), Cristóvão Marques Pinto, citou como exemplo da crise na Zona Franca de Manaus a existência de um estoque de 2 milhões de aparelhos de TV.
Marques disse que as indústrias de componentes serão as mais atingidas pelo pacote.
O Cieam pretende questionar judicialmente a legalidade da medida provisória que reduziu em 50% os incentivos fiscais para os novos investimentos na Zona Franca de Manaus.
Empresas
As direções das empresas confirmaram que entrarão em regime de férias coletivas, porém, algumas delas informaram que o esquema ocorre todos os anos.

Texto Anterior: Nordon corta 375 no ABC
Próximo Texto: Mercedes planeja diminuir a produção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.