São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mutuário pode mudar data para pagamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O mutuário da CEF (Caixa Econômica Federal) poderá alterar a data do vencimento de sua prestação, a partir deste mês, permitindo que esta coincida com o recebimento de seu salário.
O objetivo da CEF é reduzir a inadimplência no pagamento das prestações da casa própria. A tendência é de aumento da inadimplência com a alta dos juros determinada pelo governo no final de outubro. As taxas de juros incidem sobre o saldo devedor.
Levantamento realizado pela Caixa apontou que uma das causas dos atrasos é o descasamento entre a data em que o mutuário recebe o salário e a do vencimento da prestação.
Por exemplo, se o salário do mutuário é pago no dia 5 de cada mês e a prestação vence no dia 25, ele poderá solicitar a alteração da data para o dia em que recebe seus vencimentos.
O ônus para o mutuário, nesse caso, é o pagamento dos juros diários incidentes sobre o saldo entre a data do vencimento original e a nova data de pagamento. Essa diferença é paga somente no primeiro mês. As agências da CEF já estão organizadas para receber os pedidos de mudança. Não há cobrança de nenhuma tarifa.

Texto Anterior: Decisão judicial pode custar R$ 50 bilhões
Próximo Texto: Ajuda do BNDES à Bolsa provoca críticas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.