São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda substituição da TR por índice de preços

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Pedro Malan (Fazenda) disse que a área técnica do governo está discutindo a substituição da TR (Taxa Referencial) por um índice de preços.
Segundo ele, a proposta foi apresentada por um grupo de parlamentares coordenado pelo deputado Luiz Roberto Ponte (PMDB-RS), que é ligado ao setor da construção civil.
O ministro, que participou ontem de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para explicar as medidas do pacote fiscal, afirmou que tem conhecimento dessa discussão e que o secretário-executivo do ministério, Pedro Parente, foi encarregado de conversar com os parlamentares.
Luiz Roberto Ponte disse que a alta dos juros atingiu todos os setores que têm contratos atrelados à TR, que é uma taxa calculada com base no rendimento oferecido pelos CDBs. Com o aumento dos juros, os CDBs estão remunerando melhor as aplicações.
Assim, todos os contratos que têm correção pela TR tiveram seus valores alterados para cima. Isso aconteceu nos financiamentos habitacionais e na dívida pública.
Por outro lado, a correção dos saldos das contas de FGTS e da poupança foi também afetada, com melhor remuneração.
O deputado disse que a intenção é substituir a TR por um índice de preços, como, por exemplo, o IGP-M. Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 7,15%.
Segundo Ponte, o projeto dos parlamentares deve ficar pronto hoje e será apresentado à área econômica.
Esse estudo foi confirmado também pelo ministro Antonio Kandir (Planejamento), em entrevista no início deste mês.
Segundo ele, era necessário avaliar o impacto do aumento dos juros sobre as dívidas habitacionais e também sobre a remuneração da caderneta de poupança.
Ele afirmou, no entanto, que a adoção de qualquer medida iria depender do tempo de duração das altas taxas de juros.
A extinção da TR vem sendo defendida pelo senador e ex-ministro do Planejamento José Serra.

Texto Anterior: Prós e contras no câmbio
Próximo Texto: Instaladas as comissões para analisar oito MPs do pacote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.