São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão, Ieltsin reduz poder de vice-premiê

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente russo, Boris Ieltsin, anunciou ontem que vai retirar o vice-premiê Anatoli Tchubais do cargo de ministro das Finanças. A medida busca acalmar os ânimos da oposição neocomunista.
Tchubais é o pivô de um escândalo. Ele recebeu US$ 90 mil de empresários como adiantamento para a publicação de um livro, ainda não publicado, sobre a privatização na Rússia.
A oposição neocomunista, que tem maioria na câmara baixa do Parlamento (Duma), aprovou ontem um voto exigindo a demissão de Tchubais. Ela diz que não debaterá a proposta de Orçamento para 1998, prevista para ser discutida amanhã, enquanto Tchubais não deixar o governo.
Os dois vice-premiês russos, Tchubais e Boris Nemtsov, são também ministros. Ieltsin disse que vai tirá-los dos ministérios, mas os manterá no governo.
A oposição considera a medida superficial, já que Tchubais continuará a ser o principal assessor econômico do presidente.

Texto Anterior: Rússia propõe metas para crise no Iraque
Próximo Texto: Oviedo quer ser 'candidato fantasma'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.