São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
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América-MG agora é a salvação do Excel

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O América-MG, neste segundo semestre, está sendo a salvação do banco Excel, que decidiu investir este ano no futebol patrocinando, além do time mineiro, o Corinthians e o Vitória (BA).
Se no início da temporada o América fracassou nas competições que disputou, sobressaindo a campanha dos outros dois patrocinados, que foram campeões nos seus respectivos Estados, a situação atual é outra.
O Corinthians correu o risco de ser rebaixado à Série B até a última rodada do Brasileiro. Já o Vitória foi eliminado da Copa Conmebol e não conseguiu se classificar no Campeonato Brasileiro.
O América está perto de deixar a Série B do Brasileiro e integrar o grupo de elite do futebol nacional.
Ao vencer o Náutico anteontem (2 a 0), assumiu a liderança isolada do quadrangular final, com seis pontos, e é a equipe com a melhor campanha de toda a competição.
O time fez 30 gols -13 marcados pelo ex-corintiano Tupãzinho, artilheiro isolado da competição.
Fórmula
O América usou o planejamento como fórmula para chegar ao sucesso. Cansado de formar times apenas com jogadores da casa, o clube decidiu mesclar a experiência com a juventude.
O time atual alia a experiência do volante Pintado (ex-São Paulo), do meia Boiadeiro (ex-Corinthians e Cruzeiro) e do atacante Tupãzinho à juventude do atacante Rinaldo e do meia Irênio.
O presidente do clube, Marcus Salum, disse que o América vem desenvolvendo um trabalho com "objetivos bem definidos", evitando o clima de "já ganhou".
"O América hoje tem consciência do que quer. Podemos chegar? Podemos. Mas não sabemos se vamos chegar. O futebol tem altos e baixos, é difícil", disse.
Novo hino
No início da competição, o clube lançou a campanha "Rumo à Primeira Divisão", visando mobilizar e entusiasmar a sua pequena mas exigente torcida para ajudar o time a atingir essa conquista.
O objetivo era dar uma nova mentalidade ao clube, sobre todos os aspectos. Até um novo hino foi composto para essa nova era.
Esse hino, que está sendo amplamente divulgado, foi composto e gravado pelos ilustres americanos Fernando Brant e Tavinho Moura, integrantes do grupo de artistas mineiros do Clube da Esquina, que se consagrou nos anos 70.
A campanha americana tem sido vitoriosa, a ponto de empolgar alguns torcedores do Atlético-MG e do Cruzeiro, que têm ido aos jogos torcer pelo América, como ocorreu anteontem contra o Náutico.

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