São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
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Cartões investem no Natal após o pacote

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

As administradoras de cartões de crédito estão investindo em campanhas publicitárias e promocionais para incentivar o uso do cartão nas compras de Natal.
As campanhas são tradicionais nesta época do ano, mas agora ganharam uma conotação especial.
Depois do choque dos juros e do pacote recessivo anunciado pelo governo, que repercutiu negativamente no varejo, as administradoras de cartões procuram sofrer o menos possível com a redução no movimento do comércio.
"Mesmo agora, com os juros mais altos esfriando o comércio, os investimentos não foram cancelados", afirma Waldemar Petty, presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
A entidade esperava um crescimento significativo no faturamento do setor em 1997, que deveria chegar a US$ 26 bilhões.
"Se chegarmos a US$ 19 bilhões, o mesmo volume do ano passado, estaremos satisfeitos", afirmou o presidente da entidade.
A retração no uso de cartões foi sentida neste mês, quando o número de transações e o valor médio de cada operação caíram aproximadamente 15%.
A Credicard vai investir neste final de ano US$ 5,5 milhões em promoções para incentivar o uso do cartão de crédito no comércio.
Os investimentos serão distribuídos em campanha institucional na televisão, mala direta a clientes e prêmios.
Entre 16 de novembro e 24 de dezembro, todos os gastos com cartões Credicard concorrerão em um sorteio com base nos números da Loteria Federal. Os ganhadores receberão dez vezes o valor da compra, até o limite de R$ 50 mil.
A campanha da Credicard na televisão contará com o ator Luiz Fernando Guimarães, que fará uma paródia do programa "Você decide".
"Esperamos crescer em faturamento em 1997 e estamos investindo mais neste final de ano", afirma o diretor da Credicard, Graham Gertz-Rombach.
A Visa, principal concorrente da Credicard, iniciou nesta semana uma campanha institucional na televisão.
"Investimos US$ 2 milhões em mídia", diz o gerente de marketing da Visa, Luis Cássio de Oliveira.
Além da campanha institucional, a Visa vai produzir, em conjunto com a Vogue, uma revista com cupons de descontos de até 40% em mais de 300 lojas.
"A campanha deste ano ganhou importância porque o mercado está apreensivo em relação ao desempenho das vendas", afirmou Oliveira.

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