São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perguntas e respostas

1 - Nunca fui um atleta. Tenho condições físicas de me exercitar? Uma pessoa que nunca fez exercícios pode começar aos 50 anos?
Muitas atividades físicas não exigem nenhum tipo de capacidade atlética. O melhor exemplo é a caminhada: não pede talento, habilidade e equipamento para ser praticada. Quem tem mais de 50 não só pode como deve se mexer. Não existe nenhum limite de idade.

2 - Uma pessoa que não está tendo tempo para se exercitar pode melhorar sua condição física andando algumas quadras para pegar o metrô e substituindo elevador por escadas?
Pode. Qualquer atividade que aumente o gasto calórico poderá ser considerada exercício.

3 - Uma pessoa que caminha 45 minutos, três vezes por semana, pode afirmar que tem um bom condicionamento físico? Quantas calorias ela vai perder?
Ela vai trazer benefícios à saúde, não necessariamente um bom condicionamento físico, e vai perder entre 700 e 1.000 calorias por semana.

4 - Esses 135 minutos por semana poderiam ser divididos durante a semana -20 minutos por dia, ou 15 minutos de manhã e 15 à tarde, quatro vezes por semana?
Poderiam. Em termos de gasto calórico, o resultado seria o mesmo.

5 - Fazer exercícios todos os dias é prejudicial?
Não. Desde que dentro do limite de tolerância de cada um. A sensação de bem-estar é o principal indicador.

6 - Qual o melhor exercício para perder peso?
É o exercício que promove maior gasto calórico com boa tolerância -por exemplo, caminhadas longas.

7 - Qualquer tipo de exercício traz o mesmo tipo de benefício?
Não. Correr, por exemplo, traz maiores benefícios cardiorrespiratórios (coração e pulmões) do que andar, mas só para quem já tem um bom condicionamento físico. O exercício tem de ser adequado ao indivíduo. Se for muito intenso, pode resultar até em prejuízos à saúde.

8 - Qual a diferença entre exercício aeróbico e exercício anaeróbico?
Aeróbico é o exercício moderado de média e longa duração, que utiliza oxigênio para a obtenção de energia, como caminhar e andar de bicicleta. O anaeróbico é o exercício de curta duração e alta intensidade, que leva à fadiga rapidamente. O organismo vai buscar suas reservas de energia e produz ácido láctico. Os exemplos são levantar peso, correr ou subir uma escada rapidamente.

9 - Ginástica passiva funciona (diminui a flacidez)?
Não. Só funciona para quem vende os aparelhos e os serviços.

10 - Fazer exercício de estômago vazio faz mal?
Pode provocar uma hipoglicemia, ou seja, falta de açúcar para os músculos, e, consequentemente, mal-estar e até desmaios.

11 - Fazer avaliação física uma vez por ano é suficiente?
Se não houver nenhum cuidado especial a ser considerado, sim.

12 - Posso conversar enquanto ando ou corro?
Conseguir conversar durante atividade física é um sinal de que a pessoa está bem condicionada. A dificuldade de falar decorre da falta de ar. Nesse caso, diminua a intensidade ou interrompa o exercício.

13 - Todo mundo pode fazer musculação? Qual a idade mínima para começar?
A musculação que visa a resistência localizada, ou seja, com pesos leves, pode ser feita por indivíduos saudáveis. A musculação para hipertrofia deve ser proibida para crianças e jovens em fase de crescimento.

14 - Devo fazer musculação a partir dos 40 anos para manter a massa muscular?
Dentro dos limites adequados de sobrecarga o trabalho de exercícios com pesos pode ser eficiente para diminuir a velocidade de perda de massa muscular.

15 - Quais os principais erros cometidos por quem se exercita sozinho?
Esquecer do aquecimento e do alongamento. Falhar na periodicidade e ir diminuindo a frequência. "Compensar" vários dias de uma vez, sobrecarregando o corpo.

Texto Anterior: Comece já a se mexer!
Próximo Texto: Movimente-se no seu dia-a-dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.