São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda como evitar as armadilhas do colesterol

ESPECIALISTAS RECOMENDAM O CONSUMO DE FRUTAS E VERDURAS

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mudanças na alimentação, exercícios físicos, controle do peso e abandono do cigarro são os melhores remédios para reduzir as taxas de colesterol no sangue -um dos principais fatores de risco para infartos e derrames.
O colesterol é um dos tipos de gordura do corpo. Parte dele vem da alimentação e parte é produzida pelo fígado. As principais fontes são carnes, frango, peixes, frutos do mar, derivados de leite e gemas de ovos. Alimentos de origem vegetal -frutas, verduras, legumes, grãos e sementes- não contêm colesterol.
Gorduras saturadas também aumentam indiretamente os níveis de colesterol. Esse tipo de gordura encontra-se em carne de vaca, carneiro, porco, pele de frango, manteiga, cremes, leite, queijos e derivados. Outras fontes de gordura saturada são vegetais como o coco e o cacau.
Para reduzir o colesterol da dieta, os especialistas recomendam trocar refeições gordurosas e produtos industrializados por frutas, verduras e grãos.
Peixe, frango sem pele e carnes vermelhas magras -carne de vaca com pouca gordura- substituem carnes gordas -carneiro, porco, vitela, cupim. Toda "gordurinha" visível deve ser cortada durante o preparo das carnes. Embutidos como salsichas, salames e presuntos devem ser evitados (neles, 70% a 80% das calorias vêm de gorduras). O ideal é que esse valor não ultrapasse 30%.
Leite desnatado e derivados de leite com pouca gordura (iogurtes e ricota) devem ser preferidos no lugar de leites e queijos gordos. Manteiga, cremes e sorvetes devem ser reservados para poucas ocasiões. Queijos gordos e sorvetes têm 60% a 70% das suas calorias originadas em gorduras.
As gemas de ovos são grandes vilãs no aumento do colesterol. Seu consumo semanal deve ser reduzido para três ou quatro gemas -incluindo aquelas usadas no preparo de pães e pratos do dia-a-dia. Já as claras não contêm colesterol.
É também sempre melhor usar gorduras insaturadas, como azeite e óleos de canola (monoinsaturadas) e girassol, milho e soja (poliinsaturadas), no lugar de gorduras saturadas (manteiga e produtos de origem animal).
No corpo, existem dois tipos principais de colesterol: o LDL (colesterol de baixa densidade) e o HDL (colesterol de alta densidade). O LDL é chamado de "colesterol ruim", porque se deposita nas paredes das artérias do corpo. O HDL é conhecido como "colesterol bom", porque diminui esse tipo de depósito nas artérias.
O LDL que se deposita na parede das artérias se junta a outras substâncias (como os triglicérides -um tipo de gordura) e leva à formação de placas (aterosclerose). Essas placas vão estreitando a passagem de sangue pelas artérias.
A placa pode se romper e favorecer a formação de coágulo -que bloqueia totalmente a passagem de sangue. Se isso acontece no coração, a pessoa sofre um infarto. Se acontece no cérebro, a pessoa tem um derrame. O exercício físico é arma importante nesse "jogo" do colesterol: ele eleva o HDL e reduz o LDL, protegendo as artérias do corpo.
(JB)

Texto Anterior: Brasileiro está ficando mais gordo
Próximo Texto: DICAS PARA SUA DIETA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.