São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uruguaios são 'rebaixados' antes de transferência

RODRIGO BERTOLOTTO
DO ENVIADO A MONTEVIDÉU

O meia uruguaio Alvaro Recoba se destacou no tradicional Nacional de Montevidéu, mas, na hora de se transferir para a Inter de Milão, foi rebaixado para um time de segunda divisão, o Fenix.
A jogada foi armada pelo empresário uruguaio Francisco Casal, administrador de 80% dos jogadores de seu país no exterior -entre eles, Francescoli (River Plate), Montero e Fonseca (Juventus).
O mesmo aconteceu com Nelson Abeijón e Juan González Crespo, que, antes de irem para o Santander e o Oviedo (ambos da Espanha), assinaram pelo Fenix.
Antes da venda ao exterior, o empresário Francisco Casals transfere seu jogador de um time de renome para um "nanico", como o Fenix ou o Cerro.
A idéia é ter uma proteção contra algum problema no pagamento. Nesse caso, o clube pequeno é mais eficiente em sua reclamação à Fifa, já que, interessado no dinheiro dos empresários e sem oposição interna de conselheiros, coloca mais empenho no protesto.
Essa medida preventiva acaba causando o rebaixamento à 2ª divisão de jogadores prestes a serem alçados ao futebol europeu.
(RB)

Texto Anterior: Argentinos fazem escala
Próximo Texto: Irã empata no fim e vai à Copa da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.