São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã empata no fim e vai à Copa da França

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Irã está classificado para a Copa do Mundo da França. No jogo de volta da repescagem contra a Austrália, ontem em Melbourne, a seleção do país fez dois gols nos últimos 13 minutos e garantiu a 32ª e última vaga do Mundial-98.
A partida foi 2 a 2, e a primeira, em Teerã, 1 a 1. Como o Irã fez mais gols na casa do adversário, ganhou o direito de disputar sua segunda Copa do Mundo (a primeira foi em 1978, na Argentina).
Karim Baghari e Khodadad Azizi, duas das estrelas da seleção dirigida pelo brasileiro Valdeir "Badu" Vieira, calaram os mais de 85 mil torcedores que foram ao estádio Melbourne Cricket Ground na noite de ontem (manhã no Brasil).
A Austrália saiu na frente aos 32min do primeiro tempo, com um gol de Harry Kewell, atacante de 19 anos de idade do Leeds (primeira divisão da Inglaterra).
Logo no início da segunda etapa, os australianos ampliaram a vantagem: 2 a 0, gol marcado por Aurelio Vidmar, no rebote de uma bola que o goleiro Abedzadeh não conseguiu segurar.
Àquela altura, a vaga parecia estar definida. Os australianos dominavam o jogo, criando todos os lances de perigo. Acuados, os iranianos só davam chutões para a frente.
Experiência
Apesar do placar, a equipe do britânico Terry Venables (ex-Inglaterra e Barcelona) seguiu no ataque, no que a imprensa local descreveria mais tarde como "falta de experiência".
Aos 32min, o meia Azizi, que joga na primeira divisão da Alemanha, cruzou. Karim Baghari, descrito como "o salvador" pelo técnico Badu Vieira, só escorou: 2 a 1.
Três minutos depois, era a vez de Ali Daei, também do futebol alemão, lançar para Azizi, que bateu a tentativa australiana de deixá-lo em posição de impedimento e tocou na saída do goleiro Bosnich.
Enquanto a arquibancada estava em silêncio, Venables fez três substituições, sem resultado.
Com o empate de ontem, os iranianos completaram o sexto jogo consecutivo sem vitória.
O país ficou na segunda posição do Grupo B da Ásia, vencido pela Arábia Saudita. Enfrentou o Japão em um playoff, mas foi derrotado por 3 a 2, com um gol no último minuto da prorrogação.
Festa
Após o fim da partida, milhares de pessoas saíram às ruas de Teerã para comemorar a classificação. Na praça Vanak, norte da cidade, jovens se abraçavam, chorando. Outros rezavam prostrados.
Agora, os 32 países classificados esperam até quinta-feira, quando acontece na cidade francesa de Marselha o sorteio das chaves do Mundial.

LEIA MAIS sobre os classificados para a Copa da França à pág. seguinte

Texto Anterior: Uruguaios são 'rebaixados' antes de transferência
Próximo Texto: Brasileiro faz 'diplomacia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.