São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visionários vão decidir a Copa

CARLOS ALBERTO PARREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil é o favorito disparado para a Copa-98, pela retrospectiva -o país liderou o ranking da Fifa nos últimos anos.
Depois do Brasil, pela tradição nos Mundiais, aparecem os chamados times copeiros: Argentina, Itália e Alemanha.
A Argentina é um timaço e vai ganhar em força e técnica com jogadores como Batistuta e Redondo. Há também Balbo, Crespo, Zanetti e Simeone, entre outros.
Alguns não vêem a Itália bem, mas quando se olha para os valores, é um grande time: Zola, Albertini, Del Piero, Costacurta, Maldini. Além disso, é uma seleção de camisa, que cresce muito.
O time alemão tem jogadores experientes, o que é importante, como Klinsmann e Sammer. É uma tradição alemã jogar bem a Copa. O time comete poucos erros.
A Inglaterra, que não será cabeça-de-chave, foi a equipe que mais evoluiu tecnicamente. A Romênia também está bem.
A Nigéria deve fazer uma boa figura, mas ainda é cedo para ser campeã. Não tem muita experiência, mas já mostra mais seriedade e aplicação. A Croácia é um timaço, com jogadores excelentes.
Será uma Copa sem novidades táticas, reafirmando um futebol com times fechados, compactados com quatro, até cinco no meio-campo.
É claro que dois ou três nesse setor têm de ter dupla função, chegando à frente. São jogadores tipo Rivaldo, Leonardo. São meias mais versáteis.
Com os times compactados, os craques decidirão a Copa. São os lampejos, os jogadores visionários, as cobranças de faltas, as jogadas inesperadas.
Nesse terreno, o Brasil tem uma larga vantagem, com craques como Ronaldo, Romário, Bebeto, Rivaldo, Leonardo e Roberto Carlos. O Brasil é o favorito, mas é bom respeitar os adversários. O favoritismo não pode subir à cabeça.
A Arábia Saudita não pode pensar em ganhar a Copa, mas em ter uma boa participação. Centenas de treinadores gostariam de ter recebido esse convite.
Dirigi aquela seleção nas Copas da Ásia em 1988 e 1990. Fomos campeões. Será um honra voltar.

Texto Anterior: PALMEIRAS X VASCO
Próximo Texto: Elite brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.