São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luis Fernando Verissimo recebe hoje o troféu Juca Pato

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez, o prêmio de intelectual do ano, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE) e patrocinado pela Folha, vai para um humorista.
Luis Fernando Verissimo foi escolhido por unanimidade pelos membros da UBE para receber o troféu Juca Pato - Intelectual do Ano.
"São necessárias, no mínimo, 30 assinaturas dos membros da UBE para alguém ser indicado para o prêmio. Este ano, apenas o Verissimo foi indicado, com 45 assinaturas", disse Fábio Lucas, presidente da entidade, que possui cerca de 3.000 associados.
O indicado também deve ter publicado um livro no ano anterior à premiação: "Comédias da Vida Privada", no caso de Verissimo.
É ainda inédita a premiação de um intelectual cujo pai também já recebeu o troféu, segundo Lucas. O pai de Luis Fernando, Erico Verissimo (1905-1975), recebeu o troféu no final dos anos 60.
A entrega do troféu, feita pelo ganhador de 95, Marcos Rey, será hoje, a partir das 18h30, no auditório da Academia Paulista de Letras (largo do Arouche, 312, região central).
O troféu Juca Pato foi criado por Rey em 1962, com o objetivo de premiar personalidades que tenham contribuído para a cultura do país. "Não é um prêmio literário", disse Lucas.
O troféu leva o nome de um personagem do caricaturista Benedito Bastos Barreto (1896-1947), o Belmonte, criado em 1925 e publicado em charges na "Folha da Noite", um dos jornais que viria a formar a Folha.

Texto Anterior: Primeira versão da obra foi fracasso
Próximo Texto: Gilberto Gil volta com 'Quanta' enxuto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.