São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verissimo recebe o troféu Juca Pato

Escritor foi eleito intelectual do ano pela UBE

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um cerimônia que reuniu cerca de 30 pessoas anteontem em São Paulo, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo recebeu o troféu Juca Pato - Intelectual do Ano de 1996.
O prêmio, concedido desde 1962 pela União Brasileira de Escritores (UBE), foi para Verissimo -escolhido por unanimidade pelos membros da entidade- pelo livro "Novas Comédias da Vida Privada", publicado no ano passado.
É preciso de, no mínimo, 30 assinaturas de membros da UBE para a indicação de um nome para o prêmio. Verissimo obteve 45 assinaturas. É a primeira vez que um humorista ganha o troféu, que tem patrocínio da Folha.
Ele recebeu o prêmio do escritor Marcos Rey, um dos criadores do Juca Pato e o vencedor em 95. O prêmio leva o nome de personagem do caricaturista Benedito Bastos Barreto (1896-1947), o Belmonte.
Para zelar por sua "reputação de lacônico", como ele mesmo disse, o escritor fez um breve discurso de encerramento da sessão. Disse estar muito orgulhoso e lembrou o pai, o também escritor Erico Verissimo (1905-1975), ganhador do Juca Pato há 30 anos.
Falou ainda sobre o papel do intelectual, que, segundo ele, é manter a extrema consciência crítica. "Tinha dúvidas se era um intelectual. Agora, estou entre meus pares, que me deram a prova material disso, com volume e peso", afirmou.
A entrega do Juca Pato aconteceu no salão nobre da Academia Paulista de Letras (APL), no largo do Arouche (centro de SP), e contou com a presença de familiares de Verissimo.
Fizeram parte da mesa o presidente da UBE, Fábio Lucas, o presidente da APL, Rubens Scavone, Marcos Rey e Bernardo Ajzenberg, secretário de Redação da Folha.

Texto Anterior: Autor escreve como repórter e ator
Próximo Texto: Brasil perdeu um notável escritor 'desconhecido'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.