São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pão de Natal

RITA LOBO

Panetone surgiu nas festas de final de ano
De origem italiana, mais especificamente de Milão, o panetone, no início, era servido somente durante a época natalina. Com o passar do tempo, os milaneses acabaram introduzindo o tal pão-doce em outras comemorações como casamentos, batizados...
De qualquer forma, para nós, panetone continua sendo exclusivo desta época do ano. E, mesmo com a grande variedade de marcas que podem ser encontradas hoje no mercado, nada pode ser mais prendado que assar o seu próprio panetone para o Natal.

- Receita
Panetone
Ingredientes
100 g de fermento de pão (fresco)
850 g de farinha
100 g de uvas-passas
6 ovos
180 g de manteiga
180 g de açúcar
1 colher (café) de sal
100 g de frutas cristalizadas
Raspinha de uma laranja

Modo de fazer
Dissolva o fermento em um pouco de água quente. Misture 100 g de farinha, cubra e deixe descansando por duas horas e meia. Misture mais 100 g e reserve por mais duas horas e meia.
Coloque as uvas-passas em um pouco de água para reidratá-las. Escorra o restante da água, coloque as passas sobre um pano e, por último, passe-as na farinha. Reserve. Misture o restante da farinha com os ovos, a manteiga derretida, o açúcar, o sal e a massa de fermento. Trabalhe bem a massa até que esteja bem firme. Então, junte as frutas cristalizadas, as uvas-passas, a raspinha de laranja e misture bem. Faça uma bolota e coloque em uma tigela untada para a massa crescer.
Dependendo do tamanho do papel ou da assadeira, divida a massa em duas partes iguais (a massa, depois de assada, chega a dobrar de tamanho). Asse em forno preaquecido a 180ºC por uma hora. Espere pelo menos 24 horas antes de servir.

Texto Anterior: Avaliação
Próximo Texto: Pequena glândula, grandes problemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.