São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação leva menores de 7 anos à escola

RITA NAZARETH
DA REPORTAGEM LOCAL

Crianças que completarem sete anos de idade em qualquer mês de 1998 poderão ingressar na 1ª série do 1º grau em escolas estaduais paulistas. Com isso, a Secretaria de Estado da Educação terá de mudar o esquema de matrículas iniciado no último dia 12.
Uma ação movida pela Promotoria da Infância e da Juventude de São Paulo resultou ontem em uma liminar que obrigará a Secretaria da Educação a abrir mais cinco dias de matrícula.
Até a concessão dessa liminar, as escolas só poderiam aceitar crianças que completassem sete anos até junho do ano letivo. As outras entrariam só no ano seguinte.
Segundo o promotor Maurício Lopes, a ação foi impetrada porque a Secretaria da Educação estaria agindo de "má fé". "Por que eles divulgaram as datas de matrícula em um lugar obscuro do 'Diário Oficial'?", pergunta o promotor. "Acho que eles não querem crianças na escola."
Lopes afirma que a rede de ensino de São Paulo está na contrapartida dos outros Estados.
"A secretaria está querendo resolver a falta de vagas limitando a entrada de alunos. O que ela precisa entender é que isso está atrasando o país", diz.
"Outro absurdo é estabelecer o limite de idade de 20 anos para o colegial. Isso quebra o princípio da igualdade das pessoas", afirma.
A Promotoria da Infância e da Juventude de São Paulo deu entrada ontem em uma outra ação civil pública para tentar uma liminar que mantenha alunos de 20 anos no colegial.
A Secretaria da Educação informou que não vai tomar nenhuma medida até que seja comunicada formalmente sobre a liminar. De acordo com a secretaria, o esquema inicial de matrículas continua.
A secretaria também informou que está seguindo a Lei de Diretrizes e Bases de 96, que deixa facultativa a matrícula para menores de sete anos. Apesar de as matrículas serem informatizadas, a secretaria não forneceu balanço das crianças matriculadas até agora, nem do número de vagas disponíveis.

Texto Anterior: Planet Hemp tem execução de músicas e show proibidos
Próximo Texto: Escolas em débito podem ficar sem água em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.