São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autora fez mostras históricas

ALVARO MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Desde 1978 a crítica e historiadora londrina Dawn Ades, 54, escreve sobre arte latino-americana. Por essa época começou a dar cursos sobre o tema na Universidade de Essex, Inglaterra, onde é professora catedrática de História e Teoria da Arte.
Além da exposição "Arte na América Latina", assinou a curadoria de várias outras mostras históricas na Europa e tem várias monografias publicadas de artistas como Salvador Dalí, Francis Bacon, Marcel Duchamp.
Sua análise sobre o pintor goiano Siron Franco também virou livro, publicado no Brasil em 95.
Ades é autoridade em Dadaísmo e Surrealismo, movimentos que constituíram sua "paixão inicial" em arte. "São movimentos interdisciplinares, que, já na década de 20, estabeleciam um diálogo entre as mídias artísticas, como se assiste hoje", disse Ades. Sobre o tema, publicou "Surrealist Art" (ed. Thames and Hudson, 97), "Dada and Surrealism Reviewed" (Penguim Books) e "Experimental Photograhy".
(AM)

Livro: Arte na América Latina
Autora: Dawn Ades
Lançamento: Cosac & Naify
Quanto: R$ 70

Texto Anterior: Obra analisa 160 anos da arte latina
Próximo Texto: Tavernier aceita desafio e vai ao subúrbio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.