São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba que é Kim Dae Jung

OSCAR PILAGALLO
DO ENVIADO ESPECIAL

Kim Dae Jung, do partido Congresso Nacional para a Nova Política, tenta hoje pela quarta vez se eleger presidente. Aos 74 anos, ele é o candidato mais velho.
O perfil ideológico de Kim é próximo do social-democrata, embora recentemente ele tenha se declarado favorável ao neoliberalismo.
O veterano político é mais conhecido por sua luta contra o regime militar sul-coreano nos anos 70 e 80. Nesse período, foi preso, torturado e esteve exilado. Tornou-se um símbolo da luta pela democracia no país.
Ele gosta de se comparar a Tony Blair, o primeiro-ministro britânico que mudou a cara do Partido Trabalhista, agregando conquistas dos conservadores.
Favorito
Desde 1971, quando tentou se eleger pela primeira vez, nunca esteve tão próximo da Presidência. As pesquisas o dão como favorito, embora por pequena margem.
Kim sempre foi um duro crítico dos esquemas de corrupção dos "chaebols", os conglomerados que são a base da economia da Coréia do Sul.
Seus adversários dizem que ele não entende de economia. Ele criticou os termos do acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e depois foi obrigado a recuar.
Kim tem nos sindicatos uma base política importante, o que poderia lhe criar atritos porque deverão ocorrer demissões em massa a partir do próximo ano, como reflexo da atual crise econômica.
(OP)

Texto Anterior: Coréia do Sul vota em busca de novo modelo
Próximo Texto: Conglomerados serão problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.