São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida alcoólica traz riscos para o bebê; Instituto de SP oferece curso sobre cardiologia; Médico critica critérios para morte cerebral; Obra aborda doenças causadas por micro; Mistura de drogas não melhora a analgesia; Psicanálise debate a homossexualidade; Vigilância contínua pode prevenir sarampo

JULIO ABRAMCZYK

Bebida alcoólica traz riscos para o bebê
As gestantes devem evitar bebidas alcoólicas durante a gravidez. Ingerir bebidas nesse período pode provocar a síndrome alcoólica fetal, uma das causas de defeitos de nascimento ou retardo mental em bebês, alerta o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Instituto de SP oferece curso sobre cardiologia
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, realizará o 56º Curso Intensivo de Atualização em Cardiologia, de 4 a 7 de fevereiro. Informações pelo telefone (011) 549-1144, ramal 199.

Médico critica critérios para morte cerebral
A nova lei de transplantes de órgãos viola o Código de Ética Médica, com critérios discutíveis de morte cerebral, afirma Cícero G. Coimbra, da EPM/Unifesp. O médico expõe suas críticas na Internet (http://www.epm.br/ neuro/mortencefalica.htm).

Obra aborda doenças causadas por micro
Joanna Bawa, colaboradora da revista "PC Magazine", aborda em seu livro "Computador e Saúde", da Summus Editorial (tel. 011-3872-3322), maneiras de prevenir problemas de saúde provocados pelo uso dessa ferramenta de trabalho.

Mistura de drogas não melhora a analgesia
A combinação do analgésico paracetamol com opiáceos, com o objetivo de controle da dor, é muito usada, mas não produz maiores efeitos analgésicos do que o paracetamol sozinho, conclui Li Wan Po, em trabalho publicado no último número do "British Medical Journal".

Psicanálise debate a homossexualidade
A experiência de psicanalistas argentinos e brasileiros é relatada no livro "Homossexualidade - Formulações Psicanalíticas Atuais", organizado por Roberto B. Graña. A obra é da Editora Artes Médicas (tel. 051-330-3444).

Vigilância contínua pode prevenir sarampo
O surto de sarampo observado durante este ano no Brasil está agora controlado e mostrou a importância da vacinação e da vigilância contínua contra a doença, alerta o médico Ciro de Quadros, da Organização Pan-Americana da Saúde.

E-mail: julio@uol.com.br

Texto Anterior: Viagem de avião deixa gerente de cabelo em pé
Próximo Texto: Perfil de aluno do provão revela elitização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.