São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
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Sem público, torneio abre portões e baixa os preços

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DO ENVIADO A RIAD

Os organizadores da Copa das Confederações, preocupados com a pequena presença de público no torneio, decidiram diminuir o preço dos ingressos. Quem quiser ver a final pagará menos do que quem assistiu aos jogos da primeira fase do torneio.
Quando a competição começou, as entradas custavam entre US$ 10 e US$ 140. Hoje, o preço varia entre US$ 3 e US$ 70.
A média de público, em torno de 13 mil pagantes por jogo, tem sido considerada abaixo das expectativas. Joseph Blatter, secretário-geral da Fifa, entidade que dirige o futebol mundial, chegou a fazer um pronunciamento público em Riad pedindo que os torcedores comparecessem ao estádio.
TV ao vivo
Uma das explicações da organização para o fracasso de público é o fato de o torneio estar sendo exibido por quatro canais de TV, com todos os jogos transmitidos ao vivo para Riad.
Outra justificativa foi a má campanha da Arábia Saudita, seleção anfitriã do torneio, que foi desclassificada depois da segunda rodada da primeira fase -duas derrotas nos dois primeiros jogos. A equipe local sofreu oito gols e não marcou nenhum.
As semifinais são um bom exemplo, como o jogo do Brasil contra a República Tcheca, na sexta-feira.
Como a partida começou em um estádio praticamente às moscas, os organizadores decidiram liberar a entrada da torcida, e muita gente acabou assistindo à disputa sem pagar.
Lembranças
Outro problema para os organizadores foi o encalhe dos produtos promocionais ligados ao evento. Camisetas, chaveiros e bonés da Copa das Confederações estão em liquidação.
A camiseta, por exemplo, que começou sendo vendida por US$ 40, hoje custa US$ 10. O chaveiro, de US$ 15 passou para US$ 8.

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