São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O labirinto e suas funções

DA REPORTAGEM LOCAL

O labirinto é responsável pela audição e pelo equilíbrio. As estruturas dessas duas funções sensoriais se encontram em áreas separadas do ouvido interno. As duas dependem de estimulações de receptores especiais chamados de células ciliadas que respondem às ondas sonoras e ao movimento. Fibras nervosas partindo dessas duas estruturas formam o nervo vestíbulo-coclear que transporta os impulsos nervosos para interpretação do cérebro.

. Como o corpo se equilibra
A sensação de equilíbrio ou balanço não está ligada apenas ao órgão sensorial do ouvido interno, mas também a impulsos visuais e a informações recebidas por outras receptores do corpo.
A informação é processada pelo cerebelo e pelo córtex cerebral de forma a fazer com que o corpo se ajuste aos movimentos e à aceleração da cabeça.
Os órgãos do equilíbrio
Cada canal semicircular tem uma 'ampola' que contém uma estrutura receptora chamada "crista ampullaris". Os dois 'sacos' que ficam entre o vestíbulo -o utrículo e o sacelo- contém, cada um, um patch sensorial chamado mácula.

. Como o som é recebido
O som penetra pela aurícula, avança pelo canal do ouvido externo, até fazer vibrar o martelo.
As vibrações de som seguem através da janela oval e percorrem os canais espirais cheios de fluidos da cóclea
No final, as vibrações são transmitidas para o duto da cóclea de onde os impulsos nervosos são levados para o cérebro pelo nervo coclear.

. A função da mácula
A mácula monitora a posição da cabeça em relação ao chão. Cílios finíssimos projetados de células sensoriais são embebidos numa massa gelatinosa. Se a cabeça está enclinada, a gravidade puxa a massa para baixo, estimulando as células ciliadas.

. O papel da crista ampullaris
A crista ampullaris responde aos movimentos de rotação. As células ciliadas de cada crista são embebidas em uma massa gelatinosa de forma cônica, a cúpula. Quando o fluido nos canais semicirculares rondam durante o movimento, ele desloca a cúpula, estimulando as células ciliadas.

Texto Anterior: Problema auditivo afeta 10% no Brasil
Próximo Texto: Procure um especialista logo aos primeiros sintomas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.