São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nóbrega e Science atacam estilo 'tchan'

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O líder do movimento manguebeat, Chico Science, e o comediante e músico Antônio Nóbrega estarão unidos no Carnaval pernambucano para combater músicas como "Segura o Tchan" e defender os ritmos locais, como o frevo e o maracatu.
Os dois vão se apresentar juntos pela primeira vez amanhã e terça-feira a partir das 20h, na praia da Boa Viagem, em Recife (PE). Estarão sobre um trio elétrico, durante o desfile do bloco Na Pancada do Ganzá, criação de Nóbrega.
O secretário estadual da Cultura, Ariano Suassuna, outro entusiasta dos ritmos pernambucanos, deve desfilar no bloco, em uma das alas, mas não em cima do trio.
"Nosso encontro estará a serviço da música de boa qualidade. É uma forma de se insurgir contra os tchans e companhia limitada, que são músicas vulgares, de péssima qualidade, que prestam um desserviço à cultura musical do país", disse Nóbrega à Agência Folha.
Ele criticou também a "massificação" que tende "a rebaixar a qualidade musical vigente" e a desprestigiar bons compositores.
"Se só se toca o que é ruim, como é que as pessoas vão saber o que é bom? Como é que vão dizer que gostam de uma marchinha de Noel Rosa, se ela nunca é tocada?"
A música "Segura o Tchan", famosa entre outras coisas pela coreografia do rebolado dos quadris da dançarina Carla Perez, é do grupo baiano É O Tchan.
A Agência Folha não conseguiu falar com os artistas do grupo. A empresa Bicho da Cara Preta, de Salvador, que empresaria os shows deles, informou que os artistas estavam viajando e não poderiam ser localizados.
Chico Science vai apresentar músicas dos seus dois CDs, "Da Lama ao Caos" e "Afrocyberdelia", que misturam rock com maracatu, pop com tradição.
"O maracatu, que é eletrizante, vai combinar bem com o trio elétrico", disse ele. Será a segunda vez que ele se apresentará no Carnaval pernambucano (a primeira foi ano passado, num palco) e a primeira em que tocará num trio.
"O trio é um grande rádio e nós vamos nos dar bem", afirmou.
O frevo terá destaque especial no show de Antônio Nóbrega, com apresentação de músicas de compositores pernambucanos, como Capiba, o mais famoso deles.
O CD "Na Pancada do Ganzá", de Nóbrega, era originalmente um show, realizado com base numa pesquisa feita por Mário de Andrade no Norte e Nordeste, na década de 20. Depois de virar CD, o show tornou-se bloco de Carnaval -que este ano fará o seu segundo desfile.

Texto Anterior: Distúrbio afeta cerca de 12%
Próximo Texto: As origens do Carnaval
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.