São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caribe aqui por perto

DEBORAH GIANNINI; MARIANE COMPARATO

Costa venezuelana reserva, no Parque Nacional Los Roques (foto) um paraíso livre de boates, com água cristalina e sol o ano inteiro
Caribe sem multidão, centros comerciais e casas noturnas. Com água cristalina, sol o ano inteiro e areia coberta de corais, o arquipélago de Los Roques, um parque nacional na Venezuela, oferece, além de tudo isso, muita beleza e sossego em cerca de 50 ilhas, ilhotas e bancos de areia. De fevereiro a julho, o sol aparece sem ameaça de chuvas.
Localizado no mar do Caribe a 176 km ao norte da capital Caracas, o Parque Nacional Marinho Los Roques existe desde 1972 e tem a tranquilidade garantida pelo acesso controlado.
O ingresso às ilhas só pode ser feito em pequenos aviões a partir de Caracas ou Isla Margarita, a mesma que chegou a ser hit de verão para os brasileiros anos atrás. O vôo dura 30 minutos.
Mesmo vindo de território venezuelano, o turista tem de reapresentar seu passaporte a guardas de bermudas assim que pisa em Gran Roque, a maior ilha do arquipélago.
Beleza para os olhos
A principal atração do arquipélago está debaixo d'água. Veleiros passeiam pelas ilhas, param em praias praticamente desertas e levam aos melhores bancos de coral, verdadeiros paraísos de peixes exóticos.
Só com "snorkel" e nadadeira o turista vai ter acesso a uma fauna rica, sem se afastar muito da praia. Quem já possui certificado de mergulho pode se aventurar com tubos de oxigênio.
Outra grande atração nas ilhas é a pesca esportiva, em barcos ou terra firme.
O deslumbramento com a beleza do local formou uma população "nativa" recheada de estrangeiros. Ao todo são 150 famílias, elas mesmas rigorosas fiscais de limpeza e conservação das ilhas.
Olham feio se, por acaso, o turista pegar um dos milhares de corais da praia e guardar na sacola: de lá, nada se leva.
Por ser uma reserva ecológica, não são admitidos animais nem a entrada de plantas exóticas, que podem mudar o ecossistema do parque.
Quem quiser ficar mais de um dia em Los Roques pode escolher uma das seis pousadas, com em média dez quartos cada, que mantêm o estilo arquitetônico da região, colonial.
(Deborah Giannini e Mariane Comparato)

Texto Anterior: As marcas do verão
Próximo Texto: Quanto custa estacionar?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.