São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos podem ter novo seguro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo aguarda a aprovação da reforma previdenciária para enviar ao Congresso as novas regras dos fundos de pensão.
A proposta incluirá a criação de um fundo de solvência que seria usado como seguro no caso de falência de fundos de pensão. Os fundos funcionam como uma espécie de poupança que pequenos investidores fazem com o objetivo de obter, após um período determinado, uma pensão mensal.
Os fundos de pensão das estatais são o principal alvo das mudanças que o governo pretende fazer no setor. E o interesse maior é mexer na idade em que os segurados começam a receber as pensões.
Na média, os fundos estatais começam a pagar entre 56 e 58 anos, mas há exceções -o da Petrobrás (Petros) paga já aos 50 anos.
Segundo o ministro Reinhold Stephanes (Previdência), o acesso mais cedo dos segurados às pensões levará no futuro à incapacidade do fundo de pagar todos os associados. E o motivo é um só: a pura e simples falta de recursos.
O governo ainda não definiu a idade mínima para que o segurado passe a ter direito às pensões.

Texto Anterior: Cresce o déficit da Previdência
Próximo Texto: Aviso amigo; Sonho; EREMILDO, O IDIOTA; CURSO MADAME NATASHA DE PIANO E PORTUGUÊS; Uma nova receita de pizza para a CPI; Uma letra nova para o samba da privatização; A coligação maluca produziu o voto doido; ENTREVISTA; Palpite infeliz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.