São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contágio é igual ao da Aids

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

O vírus HTLV foi detectado cientificamente pela primeira vez pelo pesquisador norte-americano Robert Gallo, em 1980, num estudo em conjunto com Bernard Foiesz.
Gallo é também um dos pioneiros em pesquisas sobre o HIV, transmissor da Aids.
O HTLV e o HIV são transmitidos da mesma forma -em relações sexuais, por contato com o sangue ou por aleitamento materno.
Enquanto o HIV ataca o sistema imunológico, o HTLV aumenta o número de células que protegem o organismo até causar leucemia e outras doenças neurológicas.
No Brasil, só em 1993 os testes de HTLV tornaram-se obrigatórios por lei nos bancos de sangue. Pesquisas da Fundação Pró-Sangue indicaram que 0,17% (ou 17 em cada grupo de 1.000) dos doadores de sangue do Estado de São Paulo estavam contaminados.
Dados da Fundação Oswaldo Cruz apontam que os níveis médios de infecção na população brasileira estão em torno de 0,3%. Na Bahia, o índice detectado entre doadores de sangue é de 1,5% de contaminação. A média da região norte, também entre doadores de sangue, é de 0,3%.
Especialistas de institutos de diversas partes do mundo têm aproximadamente a mesma estatística sobre o risco de desenvolvimento das doenças relacionadas ao HTLV: entre 3% e 5% dos infectados desenvolvem as doenças, que costumam se manifestar de 20 a 30 anos depois da contaminação.

Texto Anterior: Índios da Amazônia portam 'primo' do HIV
Próximo Texto: Falta de estrutura ameaça lei de doação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.