São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liturgia-show faz igreja lotar

DEISE LEOBET
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM MATINHOS (PR)

Aos sábados e domingos, cerca de 2.000 pessoas lotam a igreja de Matinhos para assistir à celebração da missa pelo padre Joaquim Braz.
O padre canta com entusiasmo, reza com devoção, movimenta-se muito e, durante as músicas, incita a platéia a elevar a voz: "Agora mais alto e com mais alegria", grita, agitando a batina branca de cetim e arrumando o microfone de boca preso na orelha.
A performance é digna de um "showman". Ele mesmo admite que observa os atores em shows, principalmente humoristas como Tom Cavalcante, para "aprender a se comunicar melhor".
Ele imita os trejeitos do apresentador Sílvio Santos. Pega exemplares de seus dois livros e joga para a "platéia de fiéis". "Quem quer ganhar livro?", pergunta.
Apesar de fazer tudo de uma forma descontraída, o padre cumpre à risca as etapas da liturgia. Os moradores de Matinhos contam que, antes da chegada do padre Joaquim, a igreja estava praticamente vazia. Hoje, é comum encontrar pessoas que ficam no litoral até segunda-feira de manhã.
"O esforço vale a pena. O padre é maravilhoso", diz a empresária Zeniti Titara Rocha, 41.
(DL)

Texto Anterior: Padre sairá atrás do trio elétrico após celebrar a missa no Paraná
Próximo Texto: Casa paroquial parece camarim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.