São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA inspiram garotas com pompons

LENDRO CONTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista deste ano traz, entre várias novas atrações, as líderes de torcida.
A novidade foi inspirada nas "cheerleaders" das universidades americanas, garotas que agitam as torcidas de futebol, basquete e hóquei com suas coreografias e acrobacias ensaiadas.
"Visitei a Universidade de Michigan para ver como elas trabalham", afirma Marcos Inchausti, 35, da E.A. Comunicação, responsável pela novidade no Paulista-97.
Serão 40 meninas, com idade entre 16 e 22 anos, que estarão presentes nos principais jogos do campeonato aos finais de semana.
Elas fazem apresentações de aeróbica e dança junto com o mascote Serelepe (uma espécie de esquilo brasileiro), outra novidade deste Paulistão.
Uso das cores
As "Garotas do Futebol" vestem short, minissaia ou colant e sempre carregam os pompons -símbolo entre as líderes de torcida.
Durante as partidas, elas se dividem. Os pompons terão sempre as cores do time que representam.
"Teremos três coreografias diferentes. A última será sempre com uma música popular para que a torcida acompanhe", explica a coreógrafa Renata Azevedo, 30.
Segundo ela, a intenção é criar um clima saudável nos estádios, ajudando o torcedor a se divertir.
"É também uma grande oportunidade que o futebol dá para as meninas que malham e se dedicam à aeróbica e à dança e que agora podem mostrar o seu trabalho."
Para os torcedores mais assíduos nos estádios, a coreógrafa promete surpresas. "Vamos mudar a coreografia uma vez por mês, para que o torcedor sempre veja novidades", diz.
Outro objetivo é espalhar a moda das líderes de torcida para outros times e esportes, e, no futuro, profissionalizar a atividade, como nos Estados Unidos.
No Paulista, a novidade será paga com patrocínios das empresas Dupont e do Grupo Lousano, sem custos para a FPF.

Texto Anterior: Palmeiras obtém empate na abertura do Paulista
Próximo Texto: NBA celebra hoje seu ritual de passagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.