São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ridicule' de Leconte ganha como melhor filme

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

"Ridicule", dirigido por Patrice Leconte, ganhou ontem à noite o prêmio César -o Oscar do cinema francês- de melhor filme do ano. "Ondas do Destino" do diretor dinamarquês Lars von Trier recebeu o prêmio na categoria de melhor filme estrangeiro.
A entrega da 22ª edição do prêmio aconteceu na noite de ontem no teatro Champs Elysées, em Paris (França).
Fanny Ardant foi a ganhadora do prêmio de melhor atriz por "Pédale Douce". Phillippe Torreton recebeu o prêmio de melhor ator por "Capitaine Conan", de Bertrand Tavernier.
Excepcionalmente, Tavernier dividiu o César de melhor diretor com Patrice Leconte, respectivamente pelos filmes "Capitaine Conan" e "Ridicule".
O filme de von Trier, que, no ano passado venceu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, é o único dos premiados em cartaz em São Paulo.
A abertura da cerimônia mostrou imagens de 1993 do ator Marcello Mastroianni, morto em dezembro, presidindo a entrega do César naquele ano.
Estavam presentes Catherine Deneuve e Daniel Auteuil, protagonistas de "Os Ladrões", dirigido por André Téchiné, que concorriam aos prêmios de melhor atriz e ator, além da atriz norte-americana Andie McDowell.
Anni Girardot presidiu a cerimônia de entrega desta edição, que contou com a participação do presidente da Academia de Arte e Técnicas Cinematográficas da França, Daniel Toscan du Plantier.
A entrega do César foi transmitido ao vivo pela televisão francesa e também em um telão gigante colocado do lado de fora do teatro Champs Elysées. a atriz Sharon Stone, que receberia um César de honra, das mãos de Jeanne Moreau, não compareceu.

Texto Anterior: Hambúrger com queijo cria briga religiosa
Próximo Texto: Reino Unido constrói cem novas mesquitas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.