São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidade cresceu 25% nos últimos seis anos

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

Há cerca de 2,5 milhões de muçulmanos no Reino Unido, segundo as estimativas do governo.
Em 1991, ano da última contagem, havia 2 milhões. O crescimento de 25% nos últimos seis anos é atribuído principalmente à formação de uma nova geração de muçulmanos nascidos no país (filhos de imigrantes e novos seguidores do islamismo).
A maior parte dos muçulmanos que vivem no Reino Unido tem origem no Paquistão e Bangladesh, mas há ainda grupos vindos da Índia, Chipre, dos países árabes, da África e da Bósnia.
Essa comunidade, segundo o Ministério do Interior britânico, é uma das que mais crescem no país. A razão para isso, diz o ministério, é o grande número de atividades que mantêm viva a cultura e a religião islâmica.
Dois centros de estudos muçulmanos -em conjunto com as mesquitas- são os principais responsáveis pela manutenção das tradições do islamismo.
O Centro Cultural Islâmico e o Instituto Muçulmano promovem encontros, seminários, cursos para crianças, além de prestar ajuda legal para qualquer assunto.
(LM)

Texto Anterior: Reino Unido constrói cem novas mesquitas
Próximo Texto: 'Caso O. J. dos anos 50' pode ter solução
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.