São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como diferenciar cada tipo de lubrificante

DA REPORTAGEM LOCAL

Os óleos de motor são classificados de acordo com as características de desempenho e viscosidade.
O desempenho de um óleo é classificado pelo API (American Petroleum Institute), nas categorias S (motores a álcool ou gasolina) e C (diesel).
Uma segunda letra, que junta-se ao S ou C, indica o grau de qualidade, em ordem alfabética. Assim, um óleo API SH supera um outro, de classificação API SF.
"A segunda letra indica a evolução de qualidade, tanto na performance como no poder de aditivação", diz a química Carolina Weitzel, da Castrol.
O grau de viscosidade do óleo é verificado pela variação SAE (Society of Automotive Engineer), de acordo com o poder de resistência à variação de temperatura.
A viscosidade em baixas temperaturas é medida nos grupos de 0W a 25W (a letra W significa "winter", inverno em inglês). Em altas temperaturas, a medição é feita à temperatura de 100°C, nos graus 20 a 60. Nos dois casos, quanto maior o valor, maior a viscosidade do óleo. Exemplo: um óleo SAE 20W50 é mais viscoso do que outro, SAE 15W40.

Texto Anterior: Prazo da troca do óleo depende do uso do carro
Próximo Texto: Ford Taurus volta mais arrojado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.