São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
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Ford Taurus volta mais arrojado

Preço mínimo é de R$ 49,4 mil

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de um hiato de quase um ano, as concessionárias Ford recomeçam, a partir deste mês, a vender o novo Taurus, que vem dos Estados Unidos na versão LX, munida de um enorme pacote de equipamentos.
O modelo, que concorre na mesma faixa de marcado do Omega, terá preço mínimo de R$ 49,4 mil. Com bancos revestidos de couro e teto-solar, o Taurus passa a custar R$ 53 mil.
Os primeiros Taurus chegaram oficialmente ao país em maio de 94, mas as mudanças de alíquotas do imposto de importação promovidas pelo governo fizeram a montadora interromper a importação durante quase todo o ano passado.
As diferenças entre o Taurus de 94 e o atual são tantas que é possível dizer que o modelo manteve apenas o nome igual.
A completa remodelação do carro foi feita em 95. Os estilistas da Ford abusaram das linhas curvas, as formas ovais permeiam toda a extensão da carroceria e do painel.
O motor de seis cilindros em V e de 24 válvulas ganhou mais 60 cavalos (cv) e passa a desenvolver 200 cv de potência.
O fabricante garante que esse propulsor só vai exigir manutenção depois de rodar 96.000 km. Antes disso, segundo a Ford, o carro requer apenas trocas de óleo.
Apesar dos números de carro esportivo, o Taurus se comporta com discrição no trânsito.
Não é do tipo que oferece respostas rápidas, numa arrancada, por exemplo, nem direção mais esportiva, bem ao gosto do brasileiro.
Em parte por causa do câmbio automático -item de série-, pelo peso -1.513 kg- e pela suspensão -bastante macia.
São fatores que tornam o carro confortável, a predileção do público norte-americano, sem contar o seu farto espaço interno.
Se não fosse seu arrojado design, todos diriam que é um típico carro norte-americano.

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