São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula pensa em não concorrer

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, 48, tem dito reservadamente a seus amigos que não quer, necessariamente, disputar mais uma eleição presidencial, desta vez em 98.
Lula já disputou e perdeu duas eleições presidenciais, em 89 e 94. Ficou em segundo lugar nas duas. Perdeu para Fernando Collor de Mello em 89 e para Fernando Henrique Cardoso em 94.
A decisão final de Lula só será tomada em 98. Se ele desistisse já de disputar a Presidência, abriria uma guerra interna sem precedentes no partido, que poderia destruir o seu partido.
Sem compromisso
Na avaliação dos petistas, a eleição de 98 dificilmente escapará das mãos de FHC. Mesmo assim, se Lula quiser, será o candidato do partido.
Só que, no caso de Lula desistir, qualquer um vai querer ocupar a vaga de candidato. O motivo é que não há nada mais fácil do que ser candidato sem ter o compromisso de vencer.
Uma campanha presidencial projeta o nome do candidato em nível nacional.
O PT tem, pelo menos, dez nomes de projeção regional que adorariam ser candidatos à Presidência na eleição de 98.
Por causa disso, Lula decidiu que não deve se decidir neste momento sobre a candidatura de 98. Mesmo porque, na sua avaliação, ainda é cedo.
Volta ao Congresso
Uma possibilidade quase totalmente afastada é voltar à vida parlamentar.
Lula foi deputado federal nos anos 80 e diz ter odiado a experiência no Congresso Nacional.
Em Brasília, é conhecido que o governador local, Cristovam Buarque, ofereceu a Lula a vaga de candidato ao Senado em 98. O petista teria recusado.
O desejo real de Lula seria poder continuar a ser a principal figura do PT e comandar a sua ONG, o Instituto da Cidadania.

Texto Anterior: Cargo é obsessão de Paulo Maluf
Próximo Texto: PMDB tem 'microcandidatos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.