São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato apóia correições

DA REPORTAGEM LOCAL

As correições realizadas pela corregedoria do Tribunal de Justiça têm apoio do próprio presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de São Paulo, Paulo Vanpré.
Para ele, a arrecadação paralela de dinheiro é "extremamente reprovável" e acontece em uma minoria dos cartórios. Os flagrantes das irregularidades, acredita, prejudicam a imagem de todos.
Vanpré diz que a entidade não tem como realizar fiscalizações. "Quando vemos que alguém faz algo errado, aconselhamos a evitar isso. Alguns querem ganhar muito, o que pode se voltar contra eles."
A entidade também apóia o selo obrigatório lançado em novembro. Foi iniciativa dos cartórios incluir no selo uma holografia que evita falsificação de documentos.
Jorge Botelho, presidente do Colégio Notarial, entidade que reúne os cartórios de notas, diz que há necessidade de uma "mudança estrutural" nos preços dos serviços prestados pelos cartorários.
Pela tabela atual, os cartórios cobram menos de R$ 2 para ir até a casa de um cliente registrar uma procuração para retirada de pagamento pela aposentadoria, por exemplo. "É um valor irreal", diz Botelho.

Texto Anterior: Tribunal paulista mapeia fraudes em cartórios
Próximo Texto: As armadilhas dos cartórios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.