São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alternativos dominam Olinda

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM OLINDA

Os grupos "alternativos", fora da programação oficial do Carnaval de Olinda (PE), ocuparam na manhã e tarde de ontem os principais pontos da cidade.
O "Segurucu", o mais picante, e "A Porta", o mais antigo, são os principais. O número de foliões já rivaliza com agremiações tradicionais. Alguns, porém, nem têm orquestras, como "A Corda", "Os Ensaboados" e "Os Imangados".
"A Corda" saiu às 5h e ficou toda a manhã subindo e descendo ladeiras. Os integrantes seguram uma corda e ficam gritando "Acorda!, Acorda!, Acorda!".
Já "Os Ensaboados" fazem um mela-mela: os integrantes vão às ruas para ensaboar os foliões. Já "Os Imangados" sujam as pessoas com suco de manga.
Embora alternativo, "A Porta" desfilou com estrutura de bloco oficial, sendo puxado por duas orquestras. O bloco saiu do Largo do Amparo, a partir das 15h30.
Uma porta de madeira era carregada na cabeça pelos integrantes. Em determinados momentos, o bloco parava e alguém era incentivado a subir na porta e dançar.
A tradição da agremiação, quando uma garota sobe na porta, é incentivá-la a tirar pelo menos uma peça da roupa.
O "Segurucu" desfilou no início da tarde. O símbolo do bloco é uma mão de espuma sintética, com um dedo em riste, presa a uma vara de madeira. Quando o bloco passa, as pessoas se sentam ou encostam-se na parede, para evitar serem cutucadas.
(VS)

Texto Anterior: Bonecos gigantes e escoceses se encontram no Carnaval de Olinda
Próximo Texto: Folia em PE segue até domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.