São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACM faz lobby pró-Sarney e provoca crise com PSDB

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A divisão das comissões temáticas do Senado está gerando uma crise entre o PMDB e o PSDB, dois partidos da base governista, devido à disposição do presidente do Congresso, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), de fazer lobby pró-Sarney.
O ex-presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), almeja ser presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) -como é tradicional naquela Casa-, mas seu partido, o PMDB, resiste à idéia.
O motivo é simples. Pela divisão feita entre os partidos, se Sarney ficar com a presidência da CRE, o PMDB perderá o direito de comandar a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), a segunda comissão do Senado em importância. Nesse caso, a presidência da CAE caberia ao PSDB.
O líder do PMDB, Jader Barbalho (PA), afirmou que Sarney só preside a CRE se o PMDB ficar também com a presidência da CAE.
Resistência
"Se é uma homenagem, devem tirar a Comissão de Relações Exteriores do bolo e manter a divisão das outras comissões entre os partidos, de acordo com a proporcionalidade de suas bancadas", disse o líder do PMDB.
Os líderes haviam decidido que as presidências das três comissões mais importantes do Senado -CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), CAE e CRE- seriam divididas entre o PMDB, PFL e PSDB. O PFL, que tem a maior bancada (24 senadores), ficará com a CCJ, a mais importante.
O líder do PSDB, Sérgio Machado (CE), disse ontem que não vai aceitar a solução pretendida pelo PMDB e já articulada por ACM, pois não abre mão do direito de presidir uma das duas comissões -CRE ou CAE.
A resistência do PMDB existe porque os senadores acham que Sarney atuou nos bastidores em favor da vitória de ACM, apesar de publicamente declarar apoio ao candidato do partido, Iris Rezende (GO). Eles acreditam que Sarney orientou os senadores do seu grupo a votarem em ACM, que venceu por 52 votos a 28.
O ex-presidente do Senado sempre negou a acusação, mas os peemedebistas avaliaram o resultado da eleição e acham que Antonio Carlos Magalhães não teria tantos votos sem o apoio de Sarney.
A CAE é responsável pela aprovação de rolagem de dívidas de Estados e municípios, dos pedidos de empréstimo externo da União ou de Estados e municípios e pela sabatina aos indicados a diretores do Banco Central, entre outras coisas.
CRE
A Comissão de Relações Exteriores cuida dos assuntos internacionais e da sabatina aos indicados aos cargos de embaixador do Brasil no exterior.
Sarney afirmou, por meio de assessores, que aceita presidir a Relações Exteriores se a comissão couber ao PMDB e se sua indicação for consensual. Disse que não vai brigar pelo cargo. Ele está na Europa, participando de lançamentos do livro 'O Dono do Mar".
Há sete comissões temáticas no Senado. As presidências de seis delas serão divididas entre PFL, PMDB e PSDB e a outra ficará com o bloco das oposições (PT, PDT, PSB e PPS).

Texto Anterior: Em nome da lei
Próximo Texto: Sentença critica uso de MPs pelo governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.